sexta-feira, 17 de abril de 2015

Utilização de técnicas de recuperação dentária.

Técnicas de Recuperação dentárias e auto-estima Caminham lado a lado

A maioria dos Cirurgiões – Dentistas tem conhecimento sobre a importância do seu trabalho para a qualidade na vida das pessoas. O que talvez muitos ainda desconhecem é que a utilização de técnicas de recuperação dentária é por conseqüência de funções como a mastigação, por exemplo, podem contribuir também para a auto-estima de seus pacientes. Especialista em próteses flexíveis, Drª Vanessa Malucelli enfatiza de que maneira os CDS podem colaborar diretamente com a saúde bucal e mental. Profissional da Odontologia desde 1981, Drª Vanessa afirma que muitas pessoas encontram dificuldades para manter em equilíbrio seu quadro clínico dentário. Segundo ela, um sorriso saudável e bonito eleva a auto-estima dos pacientes. A perda dentária é uma realidade que faz parte dos diagnósticos. O paciente muitas vezes tem opção de fazer ou não um implante. Tento contribuir com a opção de prótese flexível, uma técnica reconhecida e muito importante, diz ela.
Foi coordenadora do curso intensivo sobre próteses flexíveis na Associação Brasileira de Odontologia – Seção Paraná (ABO-PR).

Drª Vanessa destaca que para a maioria dos pacientes a técnica apresenta a solução necessária. “As pessoas tem um olhar positivo para está questão”. Drª Vanessa destaca que seria importante o investimento do governo para a disseminação da técnica no Sistema Único de Saúde (SUS). Na visão dela a utilização de próteses dentárias compreende a diminuição de custos e a acessibilidade para um número maior de pessoas. Ela destaca ainda a resistência existente por parte de muitos profissionais se deve ao desconhecimento sobre o assunto. A CD analista que o tema deveria abordado em uma disciplina específica nas universidades. “Não existe risco nem perda”. O paciente precisa estar informado sobre as possibilidades e opções, finaliza.
Drª Vanessa disponibiliza um website com uma série de informações sobre o tema.
Fonte: Revista Equipo.


Sobre-Vanessa Malucelli Andersen
 Vanessa Malucelli Andersen, formada em Odontologia desde 1981. Há 34 anos, portanto, vem observando a grande dificuldade enfrentada por um grande número de pacientes para manter em equilíbrio o seu quadro clínico dentário. O que isso significa?  Em primeiro lugar, um sorriso saudável e bonito que eleva a sua auto-estima! O famoso e velho medo de dentista, uma agenda apertada (sem tempo para nada), a falta de orientação ou esclarecimento sobre o que existe de novidade em tratamento dentário: São muitas as causas que evitam que uma situação desconfortável, devido a um problema odontológico, seja solucionada. O paciente chega ao consultório com uma perda. Sim, a falta involuntária de um ou mais dentes, traz consigo também tristeza, fragilidade, insegurança e até estados depressivos. Além do aspecto de Saúde, com o resgate, por exemplo, da função de mastigação, um tratamento especializado envolve também o aspecto psicológico. Recupera-se uma perda de dente com o foco também no “sentir-se bem tanto estética quanto emocionalmente”! E isso é possível se o profissional estiver ciente da importância do seu papel nesta dupla “recuperação” -  a física e a emocional. Ele deve estar aberto ao diálogo com seu paciente – ou futuro paciente -  para entender as suas dificuldades de fazer um tratamento, tanto as de fundo psicológico como as que podem surgir devido a uma situação sócio-econômica desfavorável ou a imprevistos domésticos. Planejamento e diagnóstico adequado, caso a caso, dentro da realidade de cada um é o objetivo de uma proposta da Odontologia voltada á recuperação e um sorriso saudável e bonito! E quem não quer ter um?
Vanessa Malucelli Andersen CRO 3909
Fones: (041) 3233-7802 / (041) 9971-2044

Nenhum comentário: